A Associação Pólo de Moda da Serra Gaúcha é uma articulação institucional regional do Arranjo Produtivo Local – APL Moda, que tem o objetivo de integrar, promover e desenvolver o setor da moda na Serra Gaúcha, criando e consolidando um diferencial competitivo e uma identidade regional, que através da inovação e da produção seja referência em conceito de moda.
Os Grupos de Trabalho do APL Pólo de Moda da Serra Gaúcha tem o objetivo de discutir as necessidades e apontar idéias e soluções para desenvolver o setor da moda da região, dentro dos focos de cada grupo. São formados por empresários do setor da moda, estudantes, profissionais da área, pesquisadores, professores, técnicos de órgãos públicos, entre outros.
Em sua trajetória de 25 anos, o Centro Empresarial de Flores da Cunha conquistou o posto de uma das entidades sem fins lucrativos mais expressivas da região da serra gaúcha. Os 1.300 associados representam os segmentos da indústria, comércio e serviços de pequeno, médio e grande porte que recebem o suporte das Câmaras, Comitês e Núcleos Setoriais. A troca de informações, as capacitações, a qualificação das empresas associadas e a ampla estrutura, somadas à gama de serviços e produtos oferecidos, são resultado desse progresso.
O Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul - Fitemasul foi fundado em 30 de março de 1952, com o nome de Associação das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Caxias do Sul.
Obteve sua carta sindical, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 17 de dezembro de 1956, quando foi reconhecido oficialmente como Sindicato representante de sua categoria.
Desde de sua origem o Fitemasul entrelaça sua história a força empreendedora característica da região Nordeste do Rio Grande do Sul.
Vários ciclos econômicos marcaram a evolução de Caxias do Sul ao longo destes séculos: do cultivo da uva e do vinho ao segundo polo metalmecânico do Brasil. Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação. Ao lado do lastro cultural itálico, convive a tradição gaúcha. A garra e determinação herdadas dos imigrantes são a marca do povo caxiense.
Farroupilha destaca-se pela economia diversificada, sendo a indústria a maior responsável pelo crescimento, na qual o setor metal mecânico é um dos expoentes, seguido pelo segmento de embalagens. Os comércios atacadistas e varejistas também contribuem significativamente, seguido pela agricultura e serviços.
Graças à valorização e a herança deixada pela cultura da imigração fortalecida pelo espírito criativo de sua comunidade, o Município de Guaporé se destaca no turismo de compras dentre os demais da região. Os produtos que oferece, essencialmente joias e lingerie, são a prova de um olhar inovador sobre o mundo, pois agregam beleza, qualidade e sofisticação.
O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (APLs) é uma política pública de Estado para estimular e apoiar a auto-organização produtiva de aglomerações setoriais e para promover o desenvolvimento dos territórios. Por meio da cooperação entre empresas, produtores, comunidades e instituições públicas e privadas busca-se ganhos econômicos que aumentem a eficiência produtiva e a renda de empresas, produtores e trabalhadores, refletindo no desenvolvimento da sociedade. O APL é um espaço de cooperação econômica onde toda a comunidade participa na construção dos objetivos e rumos de desenvolvimento. O programa conta com o Projeto Arranjos Produtivos Locais.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) contribui para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento do País, por meio de cursos e serviços Técnicos e Tecnológicos. Promove a educação para o trabalho e para a cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção e disseminação de informação, e a adequação, geração e difusão de tecnologia.
A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), com atuação direta na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como mantenedora a Fundação Universidade de Caxias do Sul, entidade jurídica de Direito Privado. É afiliada ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG; à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - ABRUC; ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB; e ao Fórum das Instituições de Ensino Superior Gaúchas..