Aumentar o mix de produtos no e-commerce nem sempre garante que o consumidor compre mais.
Aumentar o mix de produtos no e-commerce nem sempre garante que o consumidor compre mais. Na internet, a sobrecarga de escolha pode ser um problema, pois o cliente online, além de ser exigente, quer agilidade para encontrar o que procura. Caso contrário, ele vai para o concorrente.
Como a sobrecarga de escolha pode prejudicar o seu e-commerce?
A explicação é psicológica. Diante de milhares de alternativas de produtos para comprar na loja virtual, o consumidor pode se sentir perdido, até paralisado — e, assim, a conversão não acontece. O nome que se dá ao processo ocasionado por uma grande quantidade de opções é choice overload (ou sobrecarga de escolha). Isso significa que, a partir de um determinado número de itens, a pessoa pode ficar impaciente e se sentir incapacitada para tomar uma decisão.
Oferecer um portfólio amplo é essencial para atender clientes com gostos e necessidades diferentes, mas também um desafio. Imagine, por exemplo, uma pessoa que está procurando um notebook. Atualmente, existem vários modelos, das mais diversas marcas, e todos são muito parecidos. Difícil fazer a escolha certa, não? E quando as opções são semelhantes, a decisão fica ainda mais complexa.
Por que a busca personalizada aumenta as conversões do e-commerce?
Quando o visitante acessa uma loja virtual em busca de um produto, ele visualiza várias opções — muitas das quais não têm nada a ver com o que ele está procurando. Para ir direto ao ponto, muitos utilizam o recurso da pesquisa interna do site.
Mesmo assim, ao digitar um termo de busca, geralmente várias sugestões são apresentadas, fator que pode fazer o usuário desistir da compra, já que não está conseguindo encontrar facilmente o que deseja.
Por isso, é fundamental investir na experiência do cliente, fazendo com que ele se sinta único, exclusivo. A proposta é diminuir estrategicamente as alternativas, por meio da busca personalizada.
Esse recurso traz benefícios, como:
· Reduz o esforço para encontrar os produtos e tomar a decisão de compra;
· Apresenta apenas o que é relevante para o consumidor;
· Proporciona uma experiência positiva;
· Atinge clientes mais maduros.
Com esse tipo de ferramenta, ao fazer uma pesquisa no site, o consumidor não recebe apenas resultados relacionados aos termos digitados. O e-commerce também faz a recomendação de produtos, com base no perfil, histórico de navegação e interesses do usuário – dados que o sistema já rastreou e armazenou anteriormente.
Desta forma, os resultados da busca são totalmente personalizados para cada pessoa e as opções se limitam aos produtos que ele está mais propenso a adquirir. Tudo isso facilita a escolha e aumenta as chances de conversão.
Clientes que utilizam a pesquisa interna do e-commerce geralmente estão mais maduros para comprar, pois já sabem o que estão buscando. Eles apenas precisam comparar e avaliar as alternativas que a loja oferece. Por isso, a experiência da busca personalizada é tão determinante para garantir a satisfação e gerar a conversão.
Portanto, não perca a chance de converter esse visitante! Ele já está propenso a comprar — tudo o que você precisa é oferecer uma experiência positiva, apresentando as sugestões certas para ele. Assim, em vez de uma desistência, você terá mais uma venda para contabilizar!
Fonte: E-commerce Brasil - Alan Prando